Feb 25

Será lançada, no dia 28 de abril de 2011, uma nova versão do Ubuntu, a 11.04, codinome Natty Narhwal. Faltando 62 dias para o lançamento, confesso estar preocupado, e o motivo é o novo ambiente de desktop adotado pela distribuição da Canonical, o Unity.

O Unity já é utilizado na versão do Ubuntu para netbooks e, apesar de uma mudança significativa de visual e comportamento em relação ao Gnome tradicional, não dificulta a experiência do usuário, pois preza pela simplicidade.

O problema que tem me preocupado é o comportamento deste ambiente com algumas placas de vídeo, tornando-o instável, ou mesmo inutilizável. Este problema ocorre no meu laptop, que tem como controladora gráfica uma ATI Radeon Xpress 1100. Esta GPU nunca funcionou bem com as distribuições Linux que testei nos últimos dois anos e não tem suporte ao Windows 7. Com Windows XP o desempenho é muito bom por possuir driver, mas voltar a utilizar Windows não é uma opção.

No momento, instalando o Unity padrão, seja no Ubuntu 10.10, baixando as versões do sistema operacional completo para netbooks ou a versão beta 2 do 11.04 para desktops, tenho o comportamento visto na Figura 1, onde nenhum menu é exibido.

Figura 1

A esperança está no projeto chamado Unity 2D, que exige menos do hardware e não requer aceleração 3D. Com essa versão consigo visualizar os menus, Figura 2, o problema é que eles travam e não respondem aos cliques, mesmo quando instalado no Ubuntu 10.10.

Figura 2

Caso possua uma placa de vídeo mais comum, pode ficar tranquilo. Testei o Unity em um micro corporativo da Lenovo, um Thinkcentre com chipset Intel, e funcionou perfeitamente. Com isso, posso afirmar com propriedade que o problema não sou eu, mas sim o meu notebook.

Bytes relacionados :

\\ tags: ,